Professor
Reflexões iniciais:
Que tema mostraria relevância social?
Posso conscientizar meus alunos desta relevância?
Se não, como o método ou processo da pesquisa pode conscientizá-los?
Que método devo desenvolver para descobrir coisas novas com meus alunos?
O que sei sobre o assunto para orientar bem meus alunos?
O que eles podem me oferecer?
Se sim, por onde iniciar a pesquisa?
Procedimentos:
Teóricos
Instigar o corpo discente para a investigação de sua própria comunidade por meio de debate ou discussão dos fatos cotidianos problemáticos para os alunos;
Criar hipóteses sobre as ligações entre o conhecimento formal (escola) e informal (cotidiano do aluno) dentro de tema de pesquisa escolhido pelo grupo executor (professor e aluno);
Esclarecer os procedimentos de pesquisa (Metodologia);
Criar roteiro de pesquisa bibliográfica e de campo (em etapas consecutivas ou simultâneas) junto ao cronograma de atividades periodicamente verificáveis e exequíveis por mim e pelo aluno;
Práticos
Encaminhar aos alunos a produção escrita do projeto de pesquisa (Anexo I);
Revisar o projeto com os alunos, mostrando-lhes os erros e acertos;
Devolvê-lo corrigido para realização da inscrição.
Iniciar a pesquisa, tendo em vista o cronograma de atividades e relato de campo e estudo--- que deverá ser redigido com uso da linguagem formal em um caderno, para registro narrativo e descritivo das etapas datadas;
Ajustar o método de acordo com a necessidade que a própria pesquisa impor;
Verificar resultados ;
Acompanhar a produção dos itens de apresentação da pesquisa (banner ou similares);
Fazer os ajustes finais;
ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
9ª. COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
Escola de Ensino Médio Padre Coriolano
Feira do conhecimento 2011
Projeto de Pesquisa
Justificativa (Por que esta pesquisa está sendo feita?)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Objetivos (Para quê serve esta pesquisa?) ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Público-alvo (A quem pode interessar o que será investigado?) _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Metodologia (Como a pesquisa será realizada?)
Objeto de pesquisa
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividades desenvolvidas
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Tempo de execução
_____________________________________________________________________
Recursos (Que materiais serão necessários para desenvolver a pesquisa?)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sugestões de temas relacionados à comunidade pacajuense e as disciplinas da Área de linguagens e códigos:
- Analfabetismo funcional: como ele se manifesta em nossa cidade e em seus habitantes?
- Escritores pacajuenses: as vidas, as obras e a cidade.
- Exercícios físicos na Avenida: quem melhorou a qualidade de vida e por quê?
- Desvios e criatividade publicitária em Pacajus.
- Associação dos Artistas de Pacajus: políticas e atuações.
- Resquícios da antiga arquitetura pacajuense.
- Eu já li um clássico! Enquete cultural.
- Historietas pacajuenses: registro.
- Eu canto diretinho: pronúncia do inglês na cultura juvenil pacajuense.
- Fóruns de leitura em pacajus: clássicos para a juventude.
- Língua estrageira e trabalho no pólo industrial pacajuense.
- Prática discursiva política em Pacajus: norma e poder.
0 comentários :
Postar um comentário