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II SEMANA DE MOBILIZAÇÃO PARA O ENEM 2013

Written By Escola Padre Coriolano - "Compromisso, Dedicação e Aprendizagem," on 30/09/2013 | 9:38 AM


A EEM. Padre Coriolano voltada para o ENEM, Chego Junto, Chego Bem, promove mais uma palestra ministrada pelo  Professor Glauber Robson.


Neste segundo momento iremos abordar assuntos da atualidade que são apostas dos especialistas para o tema da redação no ENEM 2013, este pequeno texto servirá como uma introdução ao conhecimento sobre o assunto, pois conhecer a fundo mesmo só com mais pesquisas e dedicação, aqui teremos um breve relato sobre: Educação, Saúde, Mundial de 2014 e Homofobia. Boa leitura e bom desempenho no ENEM.
Educação e Saúde
Com o advento da Constituição Federal de 1988, a Educação e a saúde passaram a configurar como um direito de todos e um dever do Estado. No Brasil esta é uma luta bem antiga que a nossa carta magna veio ratificar e compor nos termos legais, no entanto existe um imenso abismo entre o que está descrito na lei e o que realmente acontece, é nestes termos que iremos analisar neste pequeno texto alguns aspectos destas garantias. Abaixo um pouco de cada uma delas.
Educação
A educação brasileira divide-se em duas redes: a particular que possui instituições diversas que cobram por seus serviços, desde valores pequenos a mensalidades improváveis para a maioria dos brasileiros e a rede pública que é responsável por efetivar aos cidadãos o direito a educação, a divisão do sistema brasileiro de educação é: A Educação Básica que é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e a Educação Superior (as faculdades e universidades, tanto públicas quanto particulares). O centro de nossa breve análise será a educação pública.
Os principais problemas enfrentados pela escola pública brasileira são a já tradicional falta de investimentos que mesmo sendo diminuída gradativamente na última década não é suficiente para cobrir as lacunas dos séculos sem investimento adequado, isso faz com que as unidades educacionais tenham uma estrutura física inadequada, turmas super lotadas, profissionais desmotivados e pouco qualificados, assim este se torna o campo propício para os péssimos resultados que assustam ao serem divulgados e aumentam o descrédito da sociedade no sistema educacional vigente, ampliando o estigma de instituição ruim que não cumpre o seu papel social.
É importante observar que a educação não se faz apenas na escola e que as ações concretas podem também ser feitas pela sociedade civil, organizando-se, questionando os investimentos e fiscalizando os recursos, assim é possível orientar melhor os rumos deste importante setor. Hoje temos várias políticas públicas que apontam para uma educação em processo de evolução, como: o FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica); PNLD (Programa Nacional do Livro Didático); PROUNI (Programa Universidade Para Todos), FIES (Financiamento do Ensino Superior). Estas e outras apontam um norte que diversifica o atual modelo de gestão educacional dos demais, porém está muito longe do ideal para os anseios da população brasileira do século XXI, pois temos um sistema antigo e cheio de defeitos que não pode ser consertado rapidamente. É preciso lembrarmos sempre que o processo educacional é lento, por isso nunca coloque a educação como totalmente boa ou ruim, faça sempre um contraponto entre o passado e o presente analisando o que evoluiu e o que continua a partir daí proponha sugestões, sempre bem argumentadas.
Saúde
O acesso a saúde no Brasil é sempre um tema muito polêmico, por ser um dos setores onde mais se enxerga a falta de investimentos e também por ser um serviço de “necessidade imediata”, ou seja, quem esta doente não pode esperar, o mesmo torna-se o centro das críticas da população. Hospitais superlotados, postos sem médicos, falta de medicamentos são reclamações constantes nos meios de comunicação e nas rodas de conversa. Você pode se perguntar caro leitor: “se é um direito por que então não cumprem?” Esta não é um pergunta tão fácil de responder, pois mesmo tendo um dos sistemas de saúde mais democráticos do mundo, isso mesmo o SUS (Sistema Único de Saúde) é um dos mais avançados do planeta, em sua concepção, estruturação e proposta, o problema é que ele esbarra na histórica falta de investimentos neste setor que o impede de cumprir seus objetivos.
Então nos encontramos em uma encruzilhada de um lado um aparato legal que inclusive está sendo copiado pelos EUA, e do outro a realidade da falta de atendimento. Em um tema como este você deve está atento para não incorrer no erro de dissertar sobre os pontos críticos e não fazer a contextualização do serviço prestado pelo governo, lembre-se sempre que ele é um direito garantido, não cumprido como deveria, mas cuidado para não usar termos como: “a saúde é totalmente abandonada”; “não temos saúde”, etc. contextualize seja fiel ao tema. Citar dados somente quando tiver certeza, nada de inventar.
Mundial de 2014
Neste tema é necessário ficar ligado para uma ampliação referente aos grandes eventos, neste cenário além da copa do mundo de 2014, entraria também as olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Neste caso diferencie bem os dois eventos, pois o primeiro será realizado em todas as regiões do país enquanto o segundo terá seu foco no Rio de Janeiro. A aposta neste tema se dá, além da magnitude do evento, também pela recente onda de protestos ocorridos principalmente durante a Copa das Confederações que mostrou a insatisfação de um grande número de brasileiros com os investimentos.
Este é um tema muito polêmico, pois opõe dois discursos muito fortes, primeiro os dos que defendem os investimentos para a realização de eventos deste porte. Estes baseiam-se nas obras de infraestrutura e mobilidade urbana que ficam como beneficio após a realização dos eventos esportivos, este é um forte argumento pois as cidades envolvidas mostraram um forte crescimento dos investimentos e da geração de emprego durante o período de 2007 a 2013, o incremento também do turismo e do investimento em capacitação dos brasileiros também foi real no perídio. É crucial também conhecer um pouco dos dados e tipos de investimentos feitos para as obras, de acordo com o site: www.brasil.gov.br/noticias, estima-se que entre investimentos públicos e privados foram aplicados: 28,1 bilhões de reais, nas seguintes áreas:
Mobilidade urbana: 8,9 bilhões;
Aeroportos: 8,4 bilhões;
Estruturas, equipamentos e capacitação em segurança: 1,9 bilhões;
Portos: 700 milhões;
Telecomunicações: 400 milhões;
Turismo: 200 milhões.
Do outro lado os críticos que defendem que estes valores deveriam ter sido investidos em setores estratégicos como: educação, saúde, segurança. Estes argumentos são fortes por trazerem a tona problemas vividos na sociedade brasileira em todas as cidades, como a falta de infraestrutura em setores de serviços básicos.
Tome muito cuidado com os números e noticias que você ver pelas redes sociais. É muito comum as pessoas serem levadas a escreverem nos seus textos frases clichês como: “é muito dinheiro”, “esse valor deveria ser gasto em educação e saúde”, etc. Vamos a alguns números para que você não cometa “enganos”: no mesmo período 2007 a 2013, foram aplicados na saúde 447 bilhões e na educação 311,6 bilhões, portanto tenha muito cuidado se você for tentado a colocar números em sua redação, esteja seguro dos mesmos e principalmente os argumente bem. Procurar dados em jornais, revistas e internet é uma boa dica para reforçar os argumentos, lembre-se de ser criterioso com as fontes pesquisadas.
Homofobia
Esta é outra aposta forte para o tema da redação para o ENEM 2013, esse favoritismo se dá pela polêmica que o tema é capaz de gerar e por sua constante inserção na mídia, sendo muito reproduzido e debatido por diversos setores.
A homofobia é caracterizada pelo “medo” ou “aversão” a pessoas homossexuais, bissexuais e transgêneros, é visto constantemente através de ações antipáticas, desprezo, preconceito. A mesma é observada como um comportamento hostil e crítico, o homofóbico geralmente age de acordo com a percepção de que a orientação sexual fora dos padrões heterossexuais é negativa e condenável.
As principais críticas partem dos setores conservadores da sociedade em especial de grupos religiosos exemplo claro disso é a posição de lideranças evangélicas como o deputado Marcos Feliciano, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, que vem causando polêmica com suas declarações claramente homofóbicas, isso inclusive gerou manifestações por todo o país. O Brasil é o segundo no mundo onde mais se matam homossexuais, mesmo tendo um forte ativismo de luta pelos direitos deste setor, a reprodução desse preconceito é grandiosa e o empurramos para gerações futuras. Basta olharmos nossas escolas, nos diferentes grupos o preconceito é fortíssimo. Mesmo muito destes comentários sendo interpretados, por quem faz, como brincadeiras, essas ações acabam por reproduzir e inibir essas pessoas que possuem uma orientação sexual diferente da tradicional, esses comportamentos acabam por reproduzir e internalizar nas gerações futuras o já antigo preconceito.
A homossexualidade já foi vista como uma doença, mas há 21 anos a Organização Mundial de Saúde – OMS, retirou dos seus registros, reconhecendo como um comportamento, uma escolha de opção sexual e não uma doença. Para trabalhar um texto neste setor é importante ver o tema da homofobia como uma questão de direitos humanos, ter consciência de que no Brasil vivemos em um estado democrático de direito, onde todos os cidadãos possuem a igualdade jurídica, independente da opção sexual, do credo religioso ou da raça. Tudo isso é muito bonito na prática, porém a conquista da efetivação deste direito universal deve ser construída por todos nós, encarando este fato como uma ação de cidadania e defesa dos direitos humanos.




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